Quem sou eu

Minha foto
E então acontece a mágica e nesse encanto maravilhas surgem em nossa vida.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ai de nós, se não passarmos a conjugar o verbo tolerar

A mágoa pode vir a ser útil quando sabemos o limite entre os erros dos outros e o quanto nós também contribuímos para seus erros nos ferirem. Sei que jamais vou agradar a todos e que também, não conseguiria avançar sozinho. Compreendo que confiança irrestrita é uma ilusão e que precisamos aprender a dizer não; Deixar de dar ouvidos a amigos que não tenham a noção do que eu realmente quero atingir na minha vida; Precisei primeiramente aprender a valorizar o que vale e o que não vale a pena ser valorizado sobre o que falam a meu respeito.
E também acerca do trabalho que realizo.
Como agradeço aos céus por terem me ensinado o caminho para livrar-me, pouco a pouco, do peso do perfeccionismo e das máscaras de superioridade. A vaidade é a mais grave doença, mas que jamais será erradicada sem a coragem de investigá-la de frente e poder dizer que não me sinto especial por tudo o que passei, mas que me sinto capaz e humano. Sinto-me aliviado em perceber que  humanizar-se é uma proposta para dentro e que a tarefa, antes de tudo, tem de acontecer no terreno dos próprios sentimentos enquanto que a cobrança é um reflexo da arrogância humana, um vício invisível que lho torna vítima do assédio inteligente de alguns e dos caprichos vampirescos de outrem. Esperamos muito dos outros, quando, na verdade, temos o direito e o dever de aplicar severidade somente a nós mesmos nos assuntos do crescimento e da melhoria moral; evangelizar-se aqui é sinônimo de reforma uterina; é recomeçar do zero na medida em que nos tornamos alguém útil pela expansão da proposta das atitudes e iniciativas, ciente de ter apenas dado um pequeno passo, ante a imensidão de um futuro promissor.
Ai de nós, se não passarmos a conjugar o verbo tolerar todos os dias. A Terra é uma prisão com detentos perigosos e se quisermos correção e crescimento não há outra solução sem muita paciência, disciplina, tolerância ativa e fraternidade legítima sem nada esperar. Sem elogios. Difícil...
Como é difícil ter uma amizade sincera, meu Deus! Qual a minha parcela de responsabilidade nesse assunto.
Existem dois tipos de amizades: A verdadeira e a não confiável, as duas são distintas e frágeis, tanto uma quanto outra são mutáveis, deveríamos ser mais unidos, mais amigos e compatriotas, não conseguimos.
A angústia é o chamado da vida interior para novas descobertas sobre si mesmo. Uma vida sem emoção ou fracassos é uma rotina que retrata a falta de vínculos afetivos, do brilho nos olhos e secura nas palavras, é a ausência de habilidade para lidar com enfermidades morais de longo curso, é um rigor inconveniente que cria o clima da cobrança derrapando na invigilante conduta de destacar imperfeições;  e nesse contexto de exigências são alimentados os vermes exterminadores dos bons costumes: Quais sejam o ciúme e a inveja, cujos focos principais poderão ser percebidos nos seguintes efeitos: desmotivação, rejeição,insegurança, decepção e disputa...
É quando concentramos mais atenção aos defeitos que aos valores na relação de uns com os outros.
Basta um instante para examinar mentalmente o defeito de alguém e nossos sentimentos se alteram motivando condutas e decisões, escolhas e palavras. É quando nos sentimos à vontade para julgar, que conseqüentemente estacionamos o pensamento nesse minutinho de concentração para sentenciar alguém, a nossa língua envenena o ambiente e o rancor ganha peso.
Assim dessa forma a intimidade é alvo de fofocas, tal um par de olhos que não vêem como deveriam as necessidades profundas, são como lentes invasoras no mundo alheio de quem frequenta é quando um segredo só está bem guardado até distrair-se da amizade menos sincera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário